PASSAGEIRO CONSCIENTE


Atitudes simples podem tornar sua viagem mais tranquila e confortável.

Confira nossas dicas!


AVIÃO OU ÔNIBUS


- Ao entrar, guarde sua bagagem de mão nos compartimentos próprios ou embaixo da poltrona, tomando sempre cuidado para não derrubar as malas em outros passageiros.
- Devido ao espaço reduzido das poltronas, evite usar perfumes fortes durante a viagem, além de incomodar os passageiros que tenham alergia, o ar condicionado pode espalhar o cheiro por todo o local. Use apenas um desodorante sem cheiro e guarde o perfume para quando você desembarcar.
- Não é necessário levar travesseiros ou cobertores em viagens aéreas internacionais de longa duração. Caso sinta frio durante a viagem ou queira dormir, peça uma manta e um travesseiro para o comissário de bordo.
- Procure manter o banheiro do avião/ônibus limpo, pois durante as viagens - mesmo as mais longas - não há faxineiras ou funcionários que limpem este ambiente.
- Há momentos certos para ligar aparelhos eletrônicos (mp3, câmera fotográfica, videogame portátil) durante a viagem. Fique atento às orientações dos comissários de bordo.
- Cuidado com o barulho produzido pelos aparelhos eletrônicos, jamais ouça música sem os fones de ouvido.
- Fale baixo durante a viagem, principalmente nos trechos noturnos, em que muitos passageiros costumam dormir.
- O ar condicionado do avião/ônibus pode ressecar a pele, os olhos e o nariz. Estes incômodos podem ser evitados com creme hidratante para pele, colírio lubrificante para os olhos e solução nasal (tipo Rinosoro).
- Se você gosta de tirar os sapatos para relaxar durante o voo, fique atento, a pressão do ar pode inchar o seu pé e você terá problemas para calçar os sapatos na hora de desembarcar.                                           
-Seja moderado com as bebidas alcoólicas durante a viagem.  Passageiro bêbado não só incomoda, como pode ser obrigado a desembarcar em alguma escala/parada, antes do destino final.
- As refeições são distribuídas pelos comissários a todos os passageiros, não é necessário levantar, basta esperar que seja entregue em mãos. Algumas companhia aéreas não oferecem refeições gratuitas e vendem sanduiches e bebidas durante o voo, neste caso o passageiro não é obrigado a aceitar.
- Quem viaja com crianças de colo pode contar com um pequeno trocador de fraldas dentro do banheiro (avião). Ele fica suspenso em cima da pia, basta abaixá-lo. Se tiver dúvidas, peça ajuda aos comissários. Os pais também podem solicitar um berço para o bebê, o pedido deve ser feito á companhia aérea com antecedência no momento da compra da passagem.

 

HOTEL


- Mantenha seu quarto e malas organizados, esta atitude evita que você perca ou esqueça roupas e objetos pessoais no hotel.
- Jamais leve para casa pertences do hotel como cobertores, copos, toalhas, cinzeiros etc. Isso evita constrangimentos, já que no momento do check-out os funcionários do hotel farão a contagem dos bens e você pode ser cobrado por esses utensílios ou ter de devolvê-los.
- Antes de viajar, verifique os horários de entrada (check-in) e saída (check-out) para evitar pagar diárias desnecessárias. Confira também os horários de funcionamento e os preços dos restaurantes, bares, lavanderia e outros serviços do hotel.
- Em algumas áreas comuns do hotel, principalmente nos corredores, lobby e elevadores, não se deve correr, gritar, bater portas ou mesmo conversar em voz alta para não atrapalhar os demais hóspedes.
- Evite entrar sem camisa nos restaurantes do hotel.
- Por mais funcionários que o hotel tenha, contribua com a limpeza do ambiente, evite deixar lixo e embalagens em mesas, salas, decks e piscinas.

 

PASSEIOS


- Ao visitar alguma atração turística em ambiente fechado, principalmente museus, verifique se é permitido fotografar.
- Leve sempre uma sacolinha plástica na bolsa para guardar o seu lixo, principalmente nas praias mais desertas onde não há lixeira. 
- Ao visitar um parque ou praia, leve para casa apenas fotos e a memória das belas paisagens. Respeite a natureza, não carregue com você plantas nativas, pedras ou outros “souvenirs naturais”.
- Durante os passeios, seja pontual e respeite as instruções do guia para não atrasar todo o grupo.
- Nas viagens internacionais, peça ajuda ao guia para entender melhor a cultura e comportamento do país visitado. Por exemplo, em algumas culturas não é bem visto cumprimentar pessoas com um ou dois beijos no rosto, como fazem os brasileiros.
- Em alguns países as regras de trânsito são respeitadas com rigor por motoristas e pedestres.  Por exemplo, na Europa, atravessar uma avenida fora da faixa de pedestre pode acarretar em multa. Já em algumas regiões Estados Unidos, quem dirige acima da velocidade, pode ser preso.
- A cultura de dar ou não gorjeta muda a cada país.
- Nos cruzeiros há sempre jantares de gala, festas e espetáculos, por isso leve pelo menos um traje social.



Daniel Rosalin Viagens e Turismo | Fones: (14) 3621 9141 - (14) 99713 2879 | contato@danielrosalinturismo.com.br
Rua Rui Barbosa, 273 - Sala 1 Jaú SP - Site desenvolvido por Prisma Brasil